Bastidores: Os empregos disponíveis
Mostramos-lhe quais são as áreas do mercado de trabalho que continuam a procurar profissionais, continuamos a revelar a influência do cartão partidário na hora das nomeações políticas e publicamos uma entrevista de vida a Isabel do Carmo.
Apesar da crise provocada pela pandemia, há algumas áreas do mercado de trabalho onde não faltam ofertas de emprego. Para reunir uma base de dados com os trabalhos mais procurados em várias áreas, com ou sem curso superior, a subeditora Sara Capelo passou três semanas a compilar ofertas feitas pelas empresas nos próprios sites e também em plataformas como o LinkedIn. Tanto que um dia recebeu uma notificação de que havia uma oferta à qual o seu perfil se adequava: o de enfermeira, no Porto. A oferta não abona muito em favor do algoritmo da plataforma – mas confirma que a enfermagem é uma das áreas com mais procura. Nesta edição mostramos-lhe quais são as outras e nositedaSÁBADOencontra uma lista ainda mais desenvolvida.
Estão abertas as hostilidades
A corrida à organização da Capital Europeia da Cultura 2027 fez algumas das 10 cidades candidatas abrir os cordões à bolsa – e muito. Para perceber quanto, o jornalista Alexandre R. Malhado questionou todos os municípios candidatos e descobriu que, por exemplo, só Coimbra prevê gastar cinco milhões de euros com a candidatura. Já a Guarda gastará um milhão de euros – o valor da média europeia –, enquanto Oeiras e Faro são os municípios mais poupados com cerca de 500 mil euros cada.
Entrevista de vida
No dia em que aSÁBADOentrevistou Isabel do Carmo, na sexta-feira, 5 de fevereiro, a médica já estava em casa, recuperada da Covid-19. Nessa altura não sabia se a doença e o internamento de 10 dias no Hospital de Santa Maria tinham deixado sequelas, nem quais. Mas ao fim de três horas de entrevista, estava a precisar de descansar. Só que não foi isso que aconteceu: a neta mais velha já lá estava à espera do fim da conversa com a redatora principal Ana Taborda para ter umas explicações de Matemática com a avó.
Repórteres premiados
Em agosto de 2019, os jornalistas portugueses Isa Soares e Vasco Cotovio emitiram na CNN a reportagem "Maduro’s Blood Gold" sobre a ligação do Presidente da Venezuela aos grupos criminosos que controlam a exploração e o tráfico de ouro. Mais de um ano depois o trabalho valeu-lhes um Emmy. Um pretexto para uma conversa via Zoom com a subeditora Vanda Marques.
Boa semana.
Aproveitar os feriados
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Os portugueses que não voltaram
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.
Atrasar a demência
Os casos de demência deverão triplicar até 2050. Mas é possível prevenir muitos casos. E com coisas simples. Afinal, conversar com os amigos gera mais neurónios do que fazer Sudokus.
Os traficantes de escravos portugueses
Os portugueses que fizeram fortuna com o tráfico de escravos. E ainda: jovens viciados em videojogos; três dias ao telefone com Jorge Corrula
As histórias de Balsemão
Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.
Edições do Dia
Boas leituras!