Mamdani diz que pode ordenar prisão de Netanyahu
O autarca nova iorquino está a estudar a possibilidade de poder ordenar a prisão do primeiro-ministro israelita quando este for à Assembleia-Geral da ONU.
O presidente da Câmara de Nova Iorque, Zohran Mamdani, está a estudar a hipótese de deter o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, que se realiza em Nova Iorque, em setembro. O embaixador israelita na ONU acusou Mamdani de estar a tentar dar nas vistas ao "atacar o Estado de Israel".
"Acredito que o primeiro-ministro Netanyahu deveria estar em Haia. É um criminoso de guerra sujeito a um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional (TPI)" , disse Zohran Mamdani ao The New York Times, numa entrevista publicada este sábado.
No entanto, Mamdani indicou não ter a certeza se tem autoridade para prender um líder estrangeiro como Benjamin Netanyahu, referindo que está a manter "discussões ativas" com as autoridades de Nova Iorque sobre o assunto. O presidente da câmara nova iorquino já tinha prometido enviar a polícia municipal para executar mandados de detenção contra os líderes procurados pelo TPI, nomeadamente Netanyahu e o presidente russo, Vladimir Putin.
Danny Danon, embaixador israelita na ONU, respondeu de imediato ao presidente da câmara de Nova Iorque, afirmando que este opta por "atiçar a hostilidade e fazer parangonas ao atacar o Estado de Israel". "O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, viajará para Nova Iorque, falará com orgulho perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas e afirmará perante o mundo inteiro a verdade de Israel, bem como o seu direito inabalável de defender os seus cidadãos", acrescentou na rede social X.
Oriundo da ala mais à esquerda do Partido Democrata e muçulmano, Zohran Mamdani já tinha classificado Israel como um "regime de apartheid", denunciando a ofensiva na Faixa de Gaza como um "genocídio". O político também se manifestou publicamente, por diversas vezes, contra o antissemitismo.
O TPI, sediado em Haia, emitiu mandados de detenção contra Benjamin Netanyahu por crimes de guerra e contra a humanidade na Faixa de Gaza, no âmbito da ofensiva israelita lançada em retaliação ao ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023.
A Assembleia-Geral (AG) das Nações Unidas, o grande encontro anual dos líderes de todo o mundo, realiza-se em setembro na sede da ONU, em Nova Iorque.
Com Lusa