Sábado – Pense por si

Tornados causam cinco mortos e deixam rasto de destruição

Veículos tombados, árvores caídas e casas danificadas são alguns dos danos materiais por avaliar

Tempestades severas, incluindo tornados, varreram na noite de sábado várias pequenas cidades do leste do Texas, nos Estados Unidos da América, causando cinco mortos, dezenas de feridos e um rasto de destruição, anunciaram as autoridades.

A agência de notícias norte-americanaAPavançou, este domingo, que as autoridades acreditam que há, pelo menos, cinco mortos e dezenas de feridos, apesar de ainda estarem a avaliar os danos causados pelas tempestades - com veículos tombados, árvores caídas e casas danificadas - que atingiram uma área de 80 quilómetros a leste de Dallas, na noite de sábado.

"Estamos a falar de, pelo menos, talvez cinco baixas", afirmou o comandante dos bombeiros locais, alertando que "esse número pode subir", pois os operacionais não podem ainda entrar nessas áreas.

As estações televisivas locais passaram vídeos com árvores desenraizadas e carros derrubados ao longo de estradas rurais, além de duas casas derrubadas.

Cinquenta e seis pessoas foram assistidas em três hospitais, enquanto outras seis permaneciam hospitalizadas na manhã deste domingo, duas delas em estado crítico, indicou o porta-voz das entidades de socorro.

O Serviço Meteorológico Nacional norte-americano confirmou que pelo menos três tornados atingiram partes de três condados no sábado à noite.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.