Sábado – Pense por si

Sobe para 68 número de mortos em inundações na Indonésia

Nível das águas, que chegou aos dois metros de altura, afetou 188 localidades e obrigou à retirada de 6.757 habitantes na província sul da ilha

O número de mortos provocado pelas inundações e avalanchas na ilha de Celebes subiu para 68, anunciaram as autoridades indonésias este domingo, que ainda procuram sete pessoas que estão desaparecidas.

O nível das águas, que chegou aos dois metros de altura, afetou 188 localidades e obrigou à retirada de 6.757 habitantes na província sul da ilha, segundo a agência de socorro indonésia, a BNPB.

As fortes chuvadas, que tiveram o seu pico na terça-feira passada, destruíram parte das infraestruturas da região e afetaram quase 12.000 hectares de arrozais, escolas e centros religiosos.

O maior número de mortos registou-se no município de Gowa, onde morreram 45 pessoas.

O Governo da província de Celebes do Sul já anunciou que há 62.200 euros para auxílio de emergência às populações.

As inundações e deslizamentos de terra são recorrentes na Indonésia durante a estação das chuvas, entre dezembro e fevereiro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.