Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 5,9 registado no sul das Filipinas

05 de abril de 2018 às 08:23
As mais lidas

Não há, até ao momento, registo de vítimas mortais e não foi emitido qualquer alerta de tsunami.

Um sismo de magnitude 5,9 foi esta quinta-feira registado na costa leste da ilha de Mindanau, no sul das Filipinas, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Não há, até ao momento, registo de vítimas mortais e não foi emitido qualquer alerta de 'tsunami'.

O USGS, que regista a actividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro do sismo a 64 quilómetros (km) de profundidade.

O epicentro situou-se a 47 km a sudeste de Tarragona, uma cidade localizada na costa sudeste de Mindanau, e a 64 a sudeste de Dávao, a principal cidade da ilha, acrescentou.

O serviço sismológico filipino, Philvolcs, aumentou entretanto a magnitude do sismo para 6, advertindo ainda para a ocorrência de possíveis réplicas.

As Filipinas assentam sobre o chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona de grande actividade sísmica e vulcânica, que regista cerca de sete mil abalos sísmicos por ano, a maioria dos quais moderados.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.