Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 5,9 registado no sul das Filipinas

Não há, até ao momento, registo de vítimas mortais e não foi emitido qualquer alerta de tsunami.

Um sismo de magnitude 5,9 foi esta quinta-feira registado na costa leste da ilha de Mindanau, no sul das Filipinas, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Não há, até ao momento, registo de vítimas mortais e não foi emitido qualquer alerta de 'tsunami'.

O USGS, que regista a actividade sísmica em todo o mundo, localizou o hipocentro do sismo a 64 quilómetros (km) de profundidade.

O epicentro situou-se a 47 km a sudeste de Tarragona, uma cidade localizada na costa sudeste de Mindanau, e a 64 a sudeste de Dávao, a principal cidade da ilha, acrescentou.

O serviço sismológico filipino, Philvolcs, aumentou entretanto a magnitude do sismo para 6, advertindo ainda para a ocorrência de possíveis réplicas.

As Filipinas assentam sobre o chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona de grande actividade sísmica e vulcânica, que regista cerca de sete mil abalos sísmicos por ano, a maioria dos quais moderados.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.