Sábado – Pense por si

Síria: Tropas do regime hastearam bandeira na cidade de Deraa

12 de julho de 2018 às 16:19
As mais lidas

O regime tinha lançado a 19 de Junho uma ofensiva para expulsar os rebeldes que controlavam cerca de um terço da província.

As tropas governamentais sírias hastearam a bandeira nacional em Deraa, a cidade do sul na origem da revolta de 2011 contra o regime de Bashar al-Assad cuja repressão levou à guerra, anunciou a televisão estatal.

A al-Ikhbariya TV divulgou imagens de militares içando a bandeira da Síria sobre os destroços da cidade depois de os rebeldes terem aceitado desistir de Deraa.

Um acordo negociado pelo aliado russo do regime impõe aos rebeldes a cedência dos seus territórios na província de Deraa ao poder de Assad.

O regime tinha lançado a 19 de Junho uma ofensiva para expulsar os rebeldes que controlavam cerca de um terço da província.

A cidade de Deraa sofreu danos catastróficos durante os sete anos de guerra civil na Síria, que já causou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.