Cerca de metade da população perdeu as suas poupanças, depois de o ueno Bank ter entrado em falência. Nessa sequência, o presidente do Paraguai, que tinha ligações ao mesmo banco, decidiu apresentar a sua demissão.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi destituído do cargo e está agora em prisão domiciliária, depois do colapso de um banco ter desencadeado uma crise que deixou mais de metade da população sem acesso às contas bancárias.
Presidente do Paraguai, Santiago Peña, fica em prisão domiciliáriaFoto AP/Laura Fioravanti)
Santiago Peña foi detido na passada sexta-feira, minutos depois de os deputados, incluindo membros do próprio partido, terem votado pela sua destituição do cargo com 44 votos a favor. Os senadores acusaram-no de má conduta, conflito de interesses, desvio de fundos, entre outros crimes.
Apesar de ter negado sempre qualquer irregularidade, na quinta-feira, o presidente acabou mesmo por anunciar a sua demissão.
Santiago Peña deverá ser interrogado pelas autoridades já neste sábado e, segundo explicou a procuradora Silvia Margarita Gonzalez Vester citada pela BBC, deve responder pelas acusações de quebra de confiança, tráfico de influência e apropriação de fundos.
Enquanto isso, Pedro Alliana tomou posse como presidente interino e prometeu não "abandonar" os milhões de pessoas afetadas pelo escândalo. Sabe-se agora que o Banco central do Paraguai já terá começado a devolver fundos aos aforradores lesados.
"Os compatriotas que estão a passar por um momento difícil na sequência do colapso financeiro serão totalmente indemnizados", disse Alliana, que se manterá como presidente até 2028.
Em causa está o colapso do ueno Bank, que afetou cerca de três milhões de pessoas e deixou mais de metade da população sem acesso às suas poupanças.
Na terça e quarta-feira formaram-se até longas filas de pessoas junto ao banco que tentavam recuperar o seu dinheiro. Em resposta, eclodiram também protestos em todo o país com milhares de pessoas a saírem às ruas na quinta-feira.
Recorde-se que Santiago Peña tinha ligações ao banco uma vez que, até ao ano passado, havia tido ações da empresa proprietária.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.