Sábado – Pense por si

Pelo menos 15 mortos em acidente rodoviário com migrantes na Turquia

O acidente ocorreu perto da fronteira com o Irão, quando os migrantes, incluindo mulheres e crianças, entravam, alegadamente de forma ilegal, na Turquia.

Pelo menos 15 pessoas morreram e 28 ficaram feridas num acidente com um minibus que transportava migrantes na província de Van, na Turquia, informou esta quinta-feira a agência de notícias DHA.

O acidente ocorreu ao meio-dia local (09:00 em Lisboa) perto da fronteira com o Irão, quando os migrantes, incluindo mulheres e crianças, entravam, alegadamente de forma ilegal, na Turquia.

As autoridades já iniciaram uma investigação para apurar as causas do acidente e a identidade e nacionalidade das vítimas, estimando-se que sejam todas estrangeiras.

De acordo com testemunhas citadas pela agência de notícias turca DHA, o motorista terá perdido o controlo do minibus, que acabou por deslizar por uma colina.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.