Sábado – Pense por si

O português que irritou Fidel Castro e Balsemão

Rui Hortelão
Rui Hortelão 22 de dezembro de 2014 às 12:39

A SÁBADO conta-lhe toda a história de Júlio Sales Mascarenhas, o diplomata que em 1981 o governo português mandou retirar de urgência de Cuba e que é protagonista do mais grave incidente diplomático entre Lisboa e Havana

O primeiro pedido da SÁBADO de desclassificação de documentos sobre o processo do diplomata português perseguido por Fidel Castro e forçado a sair de urgência de Cuba, no início da década de 80, teve resposta do Arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros no dia 26 de Abril. A investigação do jornalista Pedro Jorge Castro começara antes, mas a confidencialidade de muitos dos documentos impedia o aprofundamento do trabalho. Os telegramas desclassificados desvendaram mais algumas peças do puzzle, mas, ao mesmo tempo, despertaram novas dúvidas. O cruzamento dos documentos oficiais e da imprensa da época deu mais pistas e conduziu a SÁBADO a outra informação classificada. Novo pedido para conhecer o seu conteúdo e mais um longo período de espera. Só no passado dia 5 de Novembro o MNE autorizou Pedro Jorge Castro a consultar os documentos solicitados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.