Sábado – Pense por si

Nova Iorque vai dar pílulas aos ratos para combater a praga

A quantidade de ratos nas ruas da cidade preocupam a autarquia que decidiu avançar com um programa mais agressivo de controlo da população daquele que é considerado o "inimigo público número 1" de Nova Iorque.

O conselho municipal de Nova Iorque deu luz verde a um projeto piloto que irá implementar contraceptivos para ratos, numa nova tentativa de travar a crescente população de roedores na cidade norte-americana, uma batalha antiga.

AP Photo Photo/Julie Jacobson

Nos próximos meses, vai ser começado a ser colocado ContraPest - uma espécie de pílula para ratos - em vários pontos da cidade, como armadilha. O objetivo é que os animais ingiram o químico 

A cidade terá equipas a monitorizar a quantidade de anticocepcionais nos vários pontos da cidade de forma regular para perceber como evolui a iniciativa. 

O problema dos ratos em Nova Iorque é conhecido mundialmente – até mesmo desencadeando uma mini-indústria de turismo à sua volta. É comum ver estes roedores nos parques, nas carruagens de metro, esplanadas e passeios onde se acumulam sacos pretos de lixo. "Os ratos afetam a qualidade de vida mais do que pensamos", disse o presidente da câmara Eric Adams na abertura de uma cimeira de dois dias sujeita ao tema da praga de ratos, organizado em conjunto com o Programa de Gestão Integrada de Pragas do estado de Nova Iorque, da Universidade Cornell.

Uma das grandes "inovações" saída desta cimeira foi a instalação de contentores nas ruas. Desde março, mais de 200 mil estabelecimentos que vendem comida são obrigados a depositar em contentores de entulho os mais de 3 mil milhões de toneladas de lixo que produzem anualmente. Os residentes têm até 2026 para depositar os seus resíduos nos contentores, como é feito na maioria das cidades do mundo. No entanto, espera-se que até o final deste outono, cerca de 70% de todo o lixo da cidade esteja armazenado em recipientes fechados e inacessíveis aos roedores.

No ano passado, Nova Iorque nomeou a sua própria "czarina dos ratos", Kathleen Corradi, que foi encarregue de controlar o que foi apelidado de "inimigo público número 1". Embora o comissário de Saúde e Higiene Mental da cidade, Ashwin Vasan, advirta que não será possível exterminar completamente os roedores, "podemos mantê-los fora de nossas vidas quotidianas".

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.