Primeiro-ministro israelita tem dois filhos e uma filha e ainda não se sabe qual deles teria sido visado nesta alegada tentativa de assassinato.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou esta segunda-feira que o Irão tentou assassinar um dos seus dois filhos, sem dar mais detalhes.
Netanyahu afirma que Irão tentou matar um dos seus filhosIlia Yefimovich/Pool Photo via AP
"Aconteceu algo incrível: o Irão visou um dos meus filhos. O Irão tentou matar um dos meus filhos", disse Netanyahu numa entrevista telefónica ao canal israelita Channel 14.
Benjamin Netanyahu tem dois filhos e uma filha e ainda não se sabe qual dos seus filhos teria sido visado nesta alegada tentativa de assassinato.
O seu filho mais velho, Yair, de 35 anos, tem passado longos períodos em Miami, no estado norte-americano da Flórida, desde o início de 2024, e estaria sob a proteção do serviço de segurança interna israelita (Shin Bet).
A sua estadia nos Estados Unidos gerou polémica em Israel, devido ao custo desta proteção para os contribuintes. Habitantes da Flórida, por sua vez, expressaram o receio de que a sua presença pudesse tornar a região um alvo de ataques por inimigos de Israel.
Pouco após a declaração do chefe de governo, Amit Segal, um conhecido jornalista em Israel, escreveu no seu canal do Telegram que a alegada tentativa de assassínio era conhecida há "meses", mas estava sujeita a uma proibição de publicação.
O guia supremo iraniano Ali Khamenei foi morto durante a primeira onda de ataques norte-americanos e israelitas contra o Irão a 28 de fevereiro, juntamente com alguns membros da sua família. O seu filho Mojtaba sucedeu-lhe.
Numa mensagem lida em seu nome na televisão estatal, Mojtaba Khamenei referiu as perdas familiares, especificando que além do seu pai, também tinha perdido a esposa, a irmã, o filho desta e o cunhado.
Mojtaba Khamenei não apareceu em público desde a sua nomeação.
Numa outra mensagem que lhe é atribuída, publicada por ocasião do funeral do seu pai, o novo guia supremo jurou "vingar o sangue" de Ali Khamenei.
A afirmação de Netanyahu surge numa altura em que é discutido o facto de o Shin Bet ter recusado dar proteção próxima ao antigo chefe do Estado-Maior Gadi Eisenkot, principal rival do primeiro-ministro, à medida que se aproximam as eleições legislativas de 27 de outubro.
Netanyahu defendeu a proteção permanente para Eisenkot, afirmando que não era "um luxo". "Sem isso, [os iranianos] vão conseguir", disse.
Netanyahu afirma que Irão tentou matar um dos seus filhos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.