Sábado – Pense por si

Madrid oficializa primeiras demissões na Catalunha

Susana Lúcio
Susana Lúcio 28 de outubro de 2017 às 10:04

O diário oficial espanhol publicou hoje o decreto real que destitui o presidente do governo da Catalunha. As funções de Carles Puigemont serão acumuladas pela vice-presidente do governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaria.

A suspensão da autonomia catalã votada ontem pelo Senado espanhol, minutos depois do parlamento catalão ter declarado unilateralmente a independência da Catalunha, começou a tomar a forma hoje de madrugada com a publicação no Boletim Oficial do Estado, dos decretos reais que afastam do poder o governo regional, bem como os dirigentes da polícia catalã, Mossos d’Esquadra. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.