Sábado – Pense por si

Juiz só deu permissão para que Lula fosse ao funeral do irmão durante a cerimónia

Diogo Barreto
Diogo Barreto 30 de janeiro de 2019 às 16:28

O presidente brasileiro viu dois apelos serem negados para assistir ao funeral do irmão. A autorização foi concedida já durante o cortejo fúnebre, minutos antes do enterro.

O irmão de Lula da Silva morreu esta terça-feira, aos 79 anos. O ex-presidente brasileiro, atualmente a cumprir pena de prisão, pediu permissão para assistir ao funeral, mas o pedido foi negado duas vezes, até que o presidente do Supremo Tribunal Federal deu a permissão. Mas a mesma só foi dada já durante o cortejo fúnebre, impedindo o presidente de estar presente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.