Sábado – Pense por si

"Impostor" fez-se passar por primeiro-ministro da Ucrânia em chamada com o Reino Unido

O secretário da Defesa britânico, Ben Wallace, recebeu uma chamada de alguém que se fez passar por Denys Shmygal, o primeiro-ministro ucraniano.

O secretário da Defesa do Reino Unido anunciou esta quinta-feira que recebeu uma chamada de alguém a fazer passar-se pelo primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmygal, durante uma videoconferência que durou cerca de 10 minutos. 

Ben Wallace
Ben Wallace Reuters

O Ministério da Defesa britânico já abriu inquérito e o governante inglês, Ben Wallace, diz que tentativa de o enganar foi "desesperada".

"Hoje uma tentativa foi feita por um impostor que dizia ser o primeiro-ministro ucraniano de falar comigo. Fez várias perguntas confusas e depois de se tornar suspeito terminei a chamada", escreveu o secretário da Defesa britânico, acrescentando que "nenhum nível de desinformação, distorção e truques sujos da Rússia" o poderão distrair dos "abusos russos e da invasão ilegal da Ucrânia".

Segundo a agência de notícias Reuters, que cita fonte do gabinete de Wallace, o ministro "ordenou uma investigação imediata sobre como o incidente foi permitido".

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.