Sábado – Pense por si

Explosão faz dois mortos e 30 feridos na China

Explosão numa fábrica na zona industrial da cidade de Ningbo provocou incidente. Autoridades estão a investigar as causas.

Pelo menos duas pessoas morreram e 30 ficaram feridas na sequência de uma forte explosão ocorrida numa fábrica na zona industrial da cidade de Ningbo, na província de Zhejiang, no leste da China. 

De acordo com a informação local, foram destacas diversas equipas de resgate e inúmeras ambulâncias para prestar assistência às vítimas, havendo entre os cerca de 30 feridos pelo menos dois em estado grave.

#UPDATE At least 30 people are taken to hospital after a major explosion in China's eastern port city of Ningbo which collapsed nearby buildings, mangled cars and sent a plume of grey smoke rising in the sky https://t.co/oLTAOdj9KG pic.twitter.com/EABW85R7fm

Segundo a agência de notícias Xinhua, a explosão, que ocorreu pelas 9h (1h em Lisboa), provocou o colapso de edifícios adjacentes à fábrica.

Vários trabalhadores de limpeza encontravam-se no interior da unidade, localizada numa zona industrial, aquando da explosão, de acordo com testemunhas.

As autoridades estão a investigar as causas do acidente.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.