Sábado – Pense por si

EUA ultrapassam os dez milhões de casos de Covid-19, quase 20% do total mundial

09 de novembro de 2020 às 21:55
As mais lidas

O país é o mais afetado pela pandemia, registando também 18,7% do total de óbitos em todo o mundo por causa do novo coronavírus.

Os Estados Unidos ultrapassaram hoje os dez milhões de contágios pelo novo coronavírus, contabilizando 19,7% do total de infetados em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o último balanço da Universidade de Johns Hopkins.

De acordo com esta instituição académica, os Estados Unidos da América (EUA) contabilizaram até ao dia de hoje 10.018.278 infeções pelo SARS-CoV-2 e 237.742 mortes.

Os EUA são o país mais afetado pela pandemia, registando também 18,7% do total de óbitos em todo o mundo por causa da covid-19, explicita a Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, a índia é o país que regista o maior número de contágios (8.553.657), seguida pelo Brasil (5.664.115).

Estes números são conhecidos horas depois de o Presidente eleito dos EUA, o democrata Joe Biden, reunir uma equipa de especialistas para delinear uma estratégia para mitigar a propagação do novo coronavírus.

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, insistiu hoje no apelo para que todos os norte-americanos usem máscaras de proteção individual, alertando que o país enfrenta um "inverno muito sombrio" devido à crescente ameaça do novo coronavírus.

"Estamos diante de um inverno muito sombrio", disse Joe Biden numa intervenção em Wilmington, estado de Delaware, depois de uma reunião com o recém-criado grupo de trabalho para o combate à pandemia da doença covid-19, cuja composição de peritos foi hoje anunciada.

"Peço-vos. Usem máscara", afirmou o político democrata, insistindo: "Façam-no por vocês. Pelo vosso vizinho. Uma máscara não é uma declaração política, mas é uma boa maneira de começar a unir o país".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.