O mais antigo coffeshop de Amesterdão, o Mellow Yellow, que faria 50 anos em 2017, está em risco de fechar as portas por causa de leis mais restritivas em relação ao consumo de canábis.
Aberto em 1967, aproveitando a omissão na lei sobre drogas na Holanda, foi o primeiro das centenas que abriram a seguir e deram fama à capital holandesa, onde se pode beber um café e fumar um charro.
"Sirvo milhares de pessoas todos os dias. Já tive israelitas e palestinianos a fumar juntos. Agté as pessoas que não fumam vêm cá para tirar uma foto. Fazemos parte da história de Amesterdão", disse o proprietário, Johnny Petram, ao The Telegraph.
Mas tudo pode acabar. O governo holandês, mais conservador, aprovou uma lei que proíbe a existência de coffeshops a 250 metros de escolas para assim evitar o contacto das crianças com a canábis.
A questão é que o estabelecimento de ensino mais próximo do Mellow Yellow é uma escola de cabeleireiros, onde a maioria dos alunos tem mais de 18 anos. "Eles estão a fechar o coffeshop mais velho do mundo por causa de um cabeleireiro", acusa o proprietário que já contratou um advogado para combater a ordem de encerramento.
A autarquia vai encerrar 28 coffeshops até 1 de Janeiro e, nos últimos anos, metade dos mais de 250 coffeshops que existiam na cidade desapareceu. A medida visa diversificar o centro da cidade que, segundo a autarquia, estava repleto de coffeshops e bordéis. Mas o turismo pode ser afectado é que cerca de 25 a 30 porcento dos turistas que visitam Amesterdão entram num coffeshop.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.