Sábado – Pense por si

Covid-19: França com 12.799 casos e 131 mortes em hospitais nas últimas 24 horas

País elevou para 2,47 milhões o número total de pessoas infetadas e para 60.549 as mortes desde o início da pandemia.

França registou hoje 12.799 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e 131 mortes em hospitais, elevando para 2,47 milhões o número total de pessoas infetadas e para 60.549 as mortes desde o início da pandemia.

O número de óbitos em lares de idosos e centros de dia é atualizado duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras. Na última sexta-feira, a Agência de Saúde Pública registou 346 casos nessas instituições.

O organismo público divulgou na sua página na internet que nos últimos sete dias houve 8.672 internamentos por complicações derivadas da covid-19, dos quais 1.156 doentes tiveram que ser encaminhados para unidades de cuidados intensivos.

A taxa de resultados positivos entre o número total de testes realizados continua a diminuir, tendo recuado quatro décimas, para 5,2%.

As autoridades de saúde francesas têm 2.523 focos de contágio sob investigação, número relativo à última atualização, de 14 de dezembro, em que 956 fontes estavam localizadas em lares de idosos e centros de dia.

Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).