NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Acção do governo é insuficiente para atingir objectivos de redução dos gases com efeito de estufa até 2030.
A acção do governo canadiano em termos de alterações climáticas é insuficiente para atingir os objectivos de redução dos gases com efeito de estufa (GEE) até 2030, fixados pelo Acordo de Paris, segundo um relatório divulgado hoje.
"Os esforços desenvolvidos pelo governo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa não estiveram à altura do objectivo estabelecido", de redução dos GEE até 2030, em relação ao seu nível de 2005, segundo o compromisso assumido pelo Canadá, quando assinou o Acordo de Paris de combate às alterações climáticas, considerou a comissária para o Ambiente, Julie Gelfand.
"No conjunto, o governo não se está a preparar para as adaptações aos impactos das alterações climáticas", afirmou, no seu relatório anual. No documento, acentuou que "se as emissões de GEE não diminuírem, os riscos de poluição, de catástrofes naturais, de fogos de floresta e de inundações aumentarão".
Com um "objectivo de 523 milhões de toneladas" de emissões de GEE até 2030, o Canadá tem de reduzir 219 milhões de toneladas, segundo a sua comissária independente, que considera que "ainda falta muito ao Canadá para atingir os objectivos que se fixou".
"O governo apenas fala, sem agir, quando se tratam de medidas relativas às alterações climáticas", declarou Linda Duncan, que integra o Novo Partido Democrático (NPD), de esquerda.
Hoje, na Câmara dos Deputados, a ministra para as Alterações Climáticas canadiana, Catherine McKenna, declarou-se "extremamente orgulhosa" da acção do governo, lembrando designadamente a criação de uma taxa carbono e "investimentos históricos" nos transportes colectivos.
O governo instituiu uma taxa carbono de 10 dólares canadianos (6,8 euros) por tonelada, que vai entrar em vigor em 22018 e deve subir progressivamente para 50 dólares até 2022.
Em Março, um relatório do Senado já tinha avisado que "a realização do objectivo fixado para 2030 precisa de uma alteração colossal nos modos de produção e nos hábitos de consumo de energia no Canadá".
Canadá está a fazer menos do que deve para cumprir Acordo de Paris
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres