O Partido Conservador já garantiu a maioria dos deputados no parlamento britânico e o Brexit em janeiro é agora uma possibilidade bem real.
O Partido Conservador de Boris Johnson já garantiu uma vitória e a maioria absoluta nas eleições legislativas britânicas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso.
Com 649 dos 650 deputados eleitos, os "Tories" já venceram 364 circunscrições eleitorais quando precisava apenas de 326 para garantir a maioria no Parlamento do Reino Unido.
Após o anúncio da reeleição, Boris anunciou que o objetivo não é só "fazer o Brexit" mas também "unir o país". "Parece que ao Governo Conservador foi outorgado um novo e poderoso mandato para a fazer o Brexit, e não só fazer o Brexit mas para unir o país, levá-lo para a frente e focar nas prioridades do país", afirmou na circunscrição de Uxbridge and South Ruisli, onde era candidato.
Em relação às últimas eleições, realizadas em 2017, o Partido Conservador conseguiu mais 47 deputados e 1% dos votos, enquanto o líder da oposição, o Partido Trabalhista conseguiu 203 deputados, perdendo 53 deputados e 8% dos votos em relação há dois anos.
O líder, Jeremy Corbyn, admitiu que a derrota é "muito dececionante" e anunciou que pretende renunciar às funções, após conduzir um "processo de reflexão sobre este resultado e sobre as políticas que vai manter no futuro".
A líder dos Liberais Democratas, Jo Swinson, falhou a reeleição como deputada na circunscrição escocesa de Dumbartonshire East por uma margem de 149 votos para Amy Callaghan, do Partido Nacionalista Escocês (SNP).
O SNP já elegeu 48 deputados, mais 15 do que em 2017, enquanto os Liberais Democratas só garantiram oito.
Cerca de 46 milhões de britânicos votaram na quinta-feira nas eleições legislativas antecipadas no Reino Unido, as terceiras em menos de cinco anos, convocadas pelo governo para tentar desbloquear o impasse criado no parlamento pelo processo de saída do país da União Europeia (UE).
A votos estiveram os 650 assentos na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico, aos quais concorreram 3.322 candidatos.
Boris Johnson confirma maioria absoluta no Reino Unido
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.