O líder do partido de extrema-direita FPÖ e número dois do governo austríaco, Heinz-Christian Strache, anunciou a sua demissão, depois das revelações de ligações comprometedoras com a Rússia .
A Áustria terá eleições legislativas antecipadas, após a rutura da coligação entre conservadores e extrema-direita devido a um escândalo que abalou o país e levou à demissão do vice-chanceler, anunciou este sábado o Chanceler Federal, Sebastian Kurz.
"Propus ao Presidente da República que as eleições legislativas sejam realizadas o mais rapidamente possível", afirmou Kurz numa conferência de imprensa.
O líder do partido de extrema-direita FPÖ e número dois do Governo austríaco, Heinz-Christian Strache, anunciou hoje a sua demissão do Governo, depois das revelações de ligações comprometedoras com a Rússia envolvendo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro.
Segundo as informações divulgadas na sexta-feira por dois jornais alemães, foi gravado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro, noticiaram os ‘media’ internacionais.
Strache propõe também adquirir o jornal mais influente da Áustria e substituir alguns jornalistas por outros, simpatizantes da extrema-direita.
"Os jornalistas são de todas as formas as maiores putas do planeta", disse Strache, segundo transcrições publicadas nos dois jornais.
Milhares de austríacos concentraram-se hoje junto à Chancelaria Federal para exigir eleições antecipadas.
Heinz-Christian Strache, líder do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) de extrema-direita, formou Governo com o chanceler conservador Sebastian Kurz em dezembro de 2017.
O escândalo acontece a poucos dias das eleições europeias, que se realizam a 26 de maio
O FPÖ é provavelmente o mais antigo partido de extrema-direita nacionalista da União Europeia, fundado em 1956 por um antigo oficial das SS e declaradamente nacionalista, conservador e eurocético.
De acordo com as mais recentes projeções para as eleições europeias, o FPÖ registava 23,5% das intenções de voto, o que poderá representar a eleição de cinco eurodeputados.
A Áustria elege 18 dos 751 deputados do Parlamento Europeu.
Áustria vai ter legislativas antecipadas depois de escândalo de corrupção
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."