Sábado – Pense por si

Escolha a Sábado como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Aeroportos da UE esperam filas de duas horas no controlo de fronteira na semana da Páscoa

Atrasos previstos devem-se a "problemas operacionais" com a implementação do novo mecanismo europeu de acesso.

Aeroportos e companhias aéreas da União Europeia (UE) alertaram esta segunda-feira para tempos de espera superiores a duas horas nos controlos de fronteira para cidadãos de países terceiros durante a semana da Páscoa.

Passageiros à espera no aeroporto
Passageiros à espera no aeroporto Jonathan Brady /PA via AP

Estes atrasos previstos devem-se a "problemas operacionais" com a implementação do novo mecanismo europeu de acesso.

O novo Sistema Europeu de Entrada/Saída (EES), para registo digital de cidadãos estrangeiros que entram no Espaço Schengen, concluirá a sua fase de implementação a 09 de abril, sendo obrigatório que os Estados-Membros registem 100% dos cidadãos não pertencentes à UE até 31 de março.

A implementação "está a terminar precisamente no pico das viagens durante as férias da Páscoa", alertaram a associação europeia de aeroportos ACI Europe e a associação da indústria aérea A4E numa declaração conjunta divulgada hoje.

Siga-nos no .