Sábado – Pense por si

"Skipper" indiano resgatado ao largo da Austrália após três dias em perigo

24 de setembro de 2018 às 11:36
As mais lidas

O "skipper" indiano Abhilash Tomy foi hoje resgatado do veleiro onde estava imobilizado e ferido desde sexta-feira, dia 21.

O 'skipper' indiano Abhilash Tomy foi hoje resgatado do veleiro onde estava imobilizado e ferido desde sexta-feira, e no qual participava na volta ao mundo em solitário Golden Globe Race.

"Tomy foi resgatado são e salvo", indica uma mensagem publicada pela marinha indiana no Twitter, pouco depois de o velejador ter sido recolhido numa operação que envolveu também a marinha australiana.

O veleiro Thuriya, de Abhilash Tomy, ficou danificado na sexta-feira durante uma tempestade a cerca de 1.900 milhas náuticas de Perth.

Abhilash Tomy enviou uma mensagem por satélite à organização da prova, referindo que se encontrava ferido, sem conseguir comer ou beber e com dificuldades em chegar ao 'kit' de sobrevivência.

A edição 2018 da Golden Globe Race começou em 1 de Julho em França e deverá durar entre oito a 10 meses.

Os veleiros podem apenas recorrer à tecnologia disponível na regata original, por Robin Knox-Johnston, em 1968-69.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.