Secções
Entrar

Venezuela: Guterres reitera oferta de "bons ofícios" em resposta a Guaidó

31 de janeiro de 2019 às 20:33

Juan Guaidó escreveu no sábado a Guterres pedindo "mecanismos de apoio" para fazer face à crise humana.

O secretário-geral daONU,António Guterres, voltou esta quinta-feira a oferecer os seus "bons ofícios" para encontrar uma solução política para a crise naVenezuela.

Segundo o porta-voz Stéphane Dujarric, a posição foi manifestada por Guterres na resposta a uma carta que lhe foi enviada, via Twitter, pelo presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, que na semana passada se proclamou presidente interino.

Dujarric precisou que o secretário-geral voltou a oferecer os seus "bons ofícios" para contribuir para uma solução política e frisou a sua preocupação com a situação e o impacto desta na população venezuelana.

Juan Guaidó escreveu no sábado a Guterres pedindo "mecanismos de apoio" para fazer face à crise humana.

Na resposta, Guterres assegurou que a ONU "está preparada para aumentar as suas atividades na Venezuela nas áreas da assistência humanitária e desenvolvimento", mas que, para isso, precisa do consentimento e da cooperação do Governo de Nicolás Maduro, que é o reconhecido pelas Nações Unidas.

Dujarric disse que António Guterres "sublinhou, mais uma vez, que o reconhecimento de governos" é decidido pela Assembleia-Geral da ONU e não pelo secretário-geral.

Além da crise política, a Venezuela atravessa uma grave crise económica caracterizada pela escassez de bens essenciais e hiperinflação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela