Secções
Entrar

Venezuela. Eleitores escolhem entre Maduro e Edmundo Urrutia

Diogo Barreto 28 de julho de 2024 às 10:24

Maduro chegou a ameaçar com um "banho de sangue" e uma guerra civil caso não consiga um terceiro mandato de seis anos e a oposição a prometeu lutar "até ao fim".

Os eleitores venezuelanos são chamados este domingo a ir às urnas para escolher entre a reeleição de Nicolás Maduro ou de Edmundo Gonzalez Urrutia, da Mesa Unitária Democrática. As sondagens apontam para a derrota do atual presidente.

A campanha teve vários momentos de tensão, tendo Maduro chegado a ameaçar com um "banho de sangue" e uma guerra civil caso não consiga um terceiro mandato de seis anos e a oposição a prometer lutar "até ao fim".

No total, vão estar dez candidatos no boletim de votos, mas o resultado deverá decidir-se entre Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela, que sucedeu no poder ao antigo líder Hugo Chavez, e o diplomata reformado Edmundo Urrutia, que substituiu a candidata Maria Corina Machado, que o regime chavista impediu de se candidatar.

Num país com uma comunidade de portugueses e lusodescendentes significativa, a população vive com baixos rendimentos, carestia e insuficiência de serviços básicos, com sistemas de saúde e educação degradados.

Uma delegação do Partido Popular Europeu (PPE) de acompanhamento das eleições presidenciais venezuelanas, onde está integrado o eurodeputado português Sebastião Bugalho, ficou primeiro retida no aeroporto de Caracas e foi depois expulsa do país no sábado.

Um grupo de investigadores apoiado pela ONU para investigar abusos contra os direitos humanos na Venezuela concluiu em setembro de 2023 que o governo liderado por Maduro tinha intensificado os esforços para limitar as liberdades democráticas antes das eleições de 2024. Esses esforços incluem a detenção, vigilância, ameaças, campanhas difamatórias e processos penais arbitrários contra políticos e defensores dos direitos humanos.

As urnas abrem às 6h locais (11h00 em Portugal Continental) e fecham às 18h00 (23h00).

REUTERS/Carlos Jasso

Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela