Secções
Entrar

Ucrânia perdeu mais de 40% da região de Kursk depois de contra-ataques russos

Débora Calheiros Lourenço 23 de novembro de 2024 às 13:24

A ofensiva de Kursk foi a primeira invasão terrestre ao território russo depois da Segunda Guerra Mundial e encontrou Moscovo completamente desprevenido.

A Ucrânia perdeu mais de 40% do território ocupado na região russa de Kursk, que tinha conquistado durante uma incursão surpresa em agosto, depois das forças russas terem organizado contra-ataques.

A informação foi avançada por uma fonte militar ucraniana que referiu que a Rússia enviou cerca de 59 mil soldados para a Kursk para responder aos ataques ucranianos.

"No máximo, controlávamos cerca de 1 376 quilómetros quadrados, agora o território é menor. O inimigo está a aumentar os seus contra-ataques e agora controlamos aproximadamente 800 quilómetros quadrados. Manteremos esse território pelo tempo que for militarmente apropriado", referiu o membro do estado-maior da Ucrânia.

A ofensiva de Kursk foi a primeira invasão terrestre ao território russo depois da Segunda Guerra Mundial e encontrou Moscovo completamente desprevenido, não oferecendo qualquer resistência às tropas ucranianas.

Kiev pretendia controlar o território de Kursk para conter os ataques russos no leste e nordeste da Ucrânia e forçar a Rússia a recuar as suas tropas, podendo ainda ser usado como uma vantagem em futuras negociações de paz para troca de território.

Do lado russo, o Ministro da Defesa referiu ainda que as suas forças na Ucrânia capturaram a vila de Novodmytrivka na região de Donetsk. O ministro Andrei Belorsov considerou o feito como uma prova do "avanço acelerado" das tropas russas. A Ucrânia não confirmou, mas no relatório da noite passada referiu Novodmytrivka como uma das oito vilas da região do Donetsk onde estavam a ocorrer confrontos.

REUTERS/Maksym Kishka
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela