Secções
Entrar

Ucrânia anuncia que deportará jornalista russa detida em Kiev

30 de agosto de 2017 às 16:10

Anna Kurbatova foi detida em Kiev pelos serviços secretos ucranianos. O desaparecimento foi denunciado pela televisão estatal russa

A Ucrânia anunciou hoje que deportará a jornalista russa Anna Kurbatova, detida em Kiev pelos serviços secretos ucranianos e cujo desaparecimento foi denunciado pelo Canal Um da televisão estatal russa, em que trabalha.

"A propagandista russa Anna Kurbatova será devolvida forçosamente à Rússia. Está a ser tratada a documentação para a sua deportação oficial e o mesmo se passará com todos os que tentarem humilhar a Ucrânia", escreveu na rede social Facebook Elena Gitliánskaya, porta-voz do Serviço de Segurança da Ucrânia.

Pouco antes, o Canal Um denunciou que Kurbatova tinha sido sequestrada no centro de Kiev, perto de casa, enquanto o Kremlin e o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciavam que investigariam as circunstâncias do desaparecimento.

"A Ucrânia é um Estado de direito e as suas forças da ordem trabalham dentro da legalidade", afirmou Gitliánskaya, pouco depois de os serviços de segurança admitirem, através de media locais, a detenção de Kurbatova.

Há poucos dias, o nome de Kurbatova apareceu na polémica rede Myrotvorets, que elabora uma lista negra de jornalistas estrangeiros que supostamente reportam informações falsas ou que minam a segurança nacional da Ucrânia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela