Secções
Entrar

Turquia diz que foi usado gás sarin no ataque químico

06 de abril de 2017 às 19:04

O Ministério da Saúde turco confirma que foi usado gás sarin após analisar os resultados das autópsias de três vitimas, falecidas na Turquia

O agente químico utilizado no ataque de terça-feira passada na cidade de Khan Sheikhun, noroeste da Síria, é gás sarin, garantiu esta quinta-feira o Ministério da Saúde turco em comunicado.

"Segundo os primeiros resultados das análises detectaram-se sintomas nas vítimas que levam a crer que estiveram expostos a substâncias químicas (sarin)", lê-se no comunicado, que descreve os resultados das autópsias de três vitimas, falecidas na Turquia.

Horas antes, o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, tinha afirmado que a autópsia demonstrava o uso de armas químicas, mas sem especificar o tipo de substância usada.

Mais de 80 pessoas morreram e perto de duas centenas ficaram feridas no ataque. Cerca de 60 feridos foram levados para a Turquia para serem tratados e três deles morreram, segundo as autoridades turcas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela