Secções
Entrar

Tsunami atinge ilha indonésia. Há famílias desaparecidas

28 de setembro de 2018 às 15:01

As cidades de Palu e Donggala, na ilha indonésia de Celebes, foram sacudidas por dois sismos. Casas foram arrastadas e há famílias desaparecidas reportam autoridades.

Um tsunami atingiu esta sexta-feira as cidades de Palu e Donggala, na ilha indonésia de Celebes, antes sacudida por dois sismos, anunciou a Agência Nacional de Mitigação de Desastres indonésia, que fala em famílias desaparecidas. As autoridades já confirmaram a existência de mortos, mas não avançaram com números, ainda.

"O terramoto e o tsunami causou várias mortes... Os relatos iniciais avançam que as vítimas morreram no meio de edifícios colapsados", avançou um porta-voz da agência de mitigação de desastres nacionais.

A energia da ilha foi cortada devido ao impacto da onda de dois metros que atingiu a zona turística.

Segundo o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho, o tsunami arrastou casas e há famílias desaparecidas.

#Tsunami, up to 1.5 meters high, has hit two cities, sweeping homes away and families are missing, according to officials in #Indonesia. https://t.co/hhVjs5klhL pic.twitter.com/accNRnC2Hh

Em declarações transmitidas pela televisão, Sutopo disse que as comunicações com a zona atingida estão em baixo e que as operações de salvamento estão a ser dificultadas pela escuridão.

A agência indonésia tinha emitido um alerta de tsunami, que foi levantado pouco depois.

Um vídeo circula nas redes sociais como sendo do tsunami a embater na costa indonésia. São vistos veículos a serem arrastados pela água.

Omg there have earthquake and tsunami in palu Indonesia stay safe everyone #Prayfordonggala #Prayforpalu pic.twitter.com/jUBqYJ2ajB

Dois sismos abalaram hoje a ilha indonésia de Celebes, com magnitudes de 6,1 e 7,5, e há registo de pelo menos um morto e dez feridos, segundo as autoridades.

O sismo mais forte, às 18:02 locais (11:02 em Lisboa), ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, e a 56 quilómetros a nordeste de Donggala, na ilha de Celebes (Sulawesi, em indonésio), segundo o centro geológico norte-americano (USGS, na sigla em inglês).

No primeiro tremor de terra, de magnitude 6,1 e que ocorreu às 15:00 locais (08:00 em Lisboa), pelo menos uma pessoa morreu, dez ficaram feridas e dezenas de casas sofreram danos, segundo a Agência Nacional de Mitigação de Desastres indonésia.

"A vítima foi atingida por um edifício que ruiu", disse a agência em comunicado.

Segundo o USGS, este sismo teve o seu centro a uma profundidade de 18 quilómetros, a cerca de 30 quilómetros a norte da cidade de Donggala, no centro de Celebes.

A Indonésia é frequentemente afectada por sismos por se encontrar no "Anel de Fogo do Pacífico", um círculo de vulcões e falhas sísmicas na bacia do Pacífico.

Em Dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9,1 ao largo de Sumatra, oeste da Indonésia, provocou um tsunami que matou 230 mil pessoas numa dezena de países.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela