Secções
Entrar

Trump volta a sugerir "ataques terrestres" na guerra contra o narcotráfico vindo da Venezuela

Diogo Barreto 13 de dezembro de 2025 às 10:16

Os ataques terrestes não têm "necessariamente de ser na Venezuela", mas sim contra quem transporta drogas para os EUA.

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a sugerir esta sexta-feira que o país vai iniciar ataques terrestes na Venezuela, indicando que essas operações serão contra "pessoas horríveis que estão a trazer drogas" para os Estados Unidos.
Foto AP/Alex Brandon
"E agora começamos por terra [os ataques]. E por terra é muito mais fácil. E isso vai começar a acontecer", indicou o chefe de Estado numa conferência de imprensa na Sala Oval da Casa Branca ao ser questionado sobre a situação com a Venezuela. Em seguida, porém, acrescentou uma nuance importante: os ataques terrestes não têm "necessariamente de ser na Venezuela, os nossos alvos são as pessoas que trazem drogas para o nosso país". Trump afirmou que a Administração norte-americana eliminou o tráfico de drogas "a níveis nunca antes vistos", em concreto, a "96% das drogas que chegam por via marítima", ironizando relativamente aos 4% restantes, numa referência aos ataques perpetrados pelas forças dos Estados Unidos no Mar das Caraíbas contra navios que alegadamente transportavam drogas e pelos quais Trump foi acusado de cometer "assassinatos extrajudiciais". Entre risos e em tom de brincadeira, o Presidente norte-americano disse que não gostaria de fazer parte desses 4% e em seguida perguntou aos presentes no Salão Oval: "Querem ir pescar nessa zona? Alguém quer ir pescar nessa zona? Acho que não". Os bombardeamentos norte-americanos contra mais de duas desenas de embarcações já causaram acima de 80 mortos. Donald Trump escusou-se, por outro lado, a revelar quais serão as próximas ações dos Estados Unidos em relação ao petróleo venezuelano, depois da apreensão de um petroleiro com petróleo venezuelano ao largo da costa do país latino-americano na passada quarta-feira. O inquilino da Casa Branca dirigiu ainda críticas contra a Colômbia --- contra cujo Presidente, Gustavo Petro, disse já que seria "o próximo" na luta contra o narcotráfico ---, embora a tenha diferenciado da situação venezuelana. "A Colômbia tem, pelo menos, três fábricas de cocaína. É um país diferente. Não estamos felizes com isso. Mas estamos a detê-lo", disse. Com Lusa
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela