Secções
Entrar

Trump pondera ordem executiva para garantir questão da cidadania nos censos

06 de julho de 2019 às 10:42

Presidente dos EUA quer que apenas as pessoas com naturalidade dos país possam exercer o direito de voto e já reafirmou que não vai desistir desta sua causa, apesar das muitas resistências políticas e judiciais.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse estar a considerar "muito seriamente" uma ordem executiva para forçar a inclusão de uma pergunta sobre a cidadania no censo de 2020.

Em declarações aos jornalistas na sexta-feira, Trump indicou que esta é uma das "quatro ou cinco" opções legais que estão a ser avaliadas pelo Departamento de Justiça.

A Casa Branca está a ter muita dificuldade em acrescentar a pergunta sobre a cidadania, para o censo eleitoral de 2020, incluindo o facto de o Supremo Tribunal de Justiça já ter bloqueado a sua inclusão, pelo menos temporariamente.

Uma ordem executiva não poderá, por si, ultrapassar a decisão do tribunal, mas poderá dar uma base legal à administração a convencer os tribunais a aceitar a inclusão desta pergunta.

Donald Trump quer que apenas as pessoas com naturalidade dos EUA possam exercer o direito de voto e já reafirmou que não vai desistir desta sua causa, apesar das muitas resistências políticas e judiciais.

A introdução de uma questão sobre a cidadania foi abandonada há mais de 60 anos, pois teria levado 1,6 e 6,5 milhões de imigrantes a abster-se de participar no questionário ou a mentir por medo, segundo especialistas.

Outros especialistas acreditam que esta questão levou à discriminação contra as minorias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela