Secções
Entrar

Trump ordena a reabertura da prisão de Alcatraz

Gabriela Ângelo 05 de maio de 2025 às 15:30

Apesar de estar encerrada há cerca de 60 anos, Trump quer reabrir estabelecimento situado na baía de São Francisco para deter os criminosos “mais cruéis e violentos da América”.

Donald Trump diz ter dado instruções ao seu governo para reabrir e expandir a prisão de Alcatraz, localizada numa ilha de difícil acesso na baía de São Francisco, na Califórnia.

Alcatraz AP Photo/Noah Berger

Foi através de uma publicação na sua rede social Truth Social que o presidente norte-americano anunciou a decisão. "Durante demasiado tempo, a América tem sido atormentada por criminosos perversos, violentos e reincidentes (...) não vamos continuar a tolerar estes criminosos" disse. 

"É por isso que hoje, estou a dar instruções ao Gabinete das Prisões, ao Departamento da Justiça, ao FBI e à Segurança Interna, para reabrir Alcatraz" para que possa "albergar os criminosos mais cruéis e violentos da América". Um porta-voz do Gabinete das Prisões disse num comunicado que a agência "cumprirá todas as ordens presidenciais".

A prisão de segurança máxima encerrou em 1963 porque era demasiado dispendiosa. A sua manutenção custava três vezes mais do que um estabelecimento prisional normal, além de que todos os bens, comida e até combustível tinham de ser importados de barco. Hoje em dia, apesar de ser um local turístico, a infraestrutura necessita de remodelações e a criação de novas instalações de forma a funcionar de novo.

Esta diretiva de Trump acontece numa altura em que a sua administração tem entrado em conflito com a justiça norte-americana pela aplicação de medidas de restrição de imigração severas, nomeadamente o envio de alegados criminosos de gangues para El Salvador e pela invocação de uma lei do século XVIII utilizada para deportar criminosos sem um processo jurídico.

Trump também ordenou a abertura de um centro de detenção em Guantanamo Bay, em Cuba, para prender 30 mil dos "piores estrangeiros criminosos".

Ao regressar à Casa Branca no domingo, depois de um fim de semana na Flórida, o presidente disse que a ideia surgiu após uma onda de frustração com os "juízes radicalizados" que insistiram que os deportados tivessem direito a um processo judicial antes de serem retirados dos EUA. Para ele, Alcatraz representa um "símbolo da lei e da ordem". 

A prisão que é conhecida por ser impossível de escapar, devido às correntes que a rodeiam e a água fria do oceano Pacífico. Albergou alguns dos criminosos mais célebres dos Estados Unidos, nomeadamente, Al Capone e George "Machine Gun" Kelly.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela