Secções
Entrar

Trump insulta antecessor e juízes no Dia da Memória

Lusa 27 de maio de 2025 às 08:34

Apesar de o Dia da Memória ser dedicado aos soldados norte-americanos mortos em serviço, e por isso solene e sombrio, Trump publicou uma outra mensagem nas redes sociais a desejar a todos um "FELIZ DIA DA MEMÓRIA!"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, lançou insultos ao seu antecessor e aos juízes no Dia da Memória nos Estados Unidos, cuja cerimónia aproveitou para se elogiar a si próprio juntamente com os militares mortos em serviço.

trump AP Photo/Jacquelyn Martin

Num dia feriado ("Memorial Day") por tradição tratado solenemente pelos Presidentes norte-americanos, Trump recorreu segunda-feira às redes sociais para atacar o seu antecessor, Joe Biden, a quem se referiu como "escumalha" que passou os últimos quatro anos a tentar destruir o país com esquerdismo radical e fronteiras abertas.

Noutra publicação, chamou os juízes federais que bloquearam suas iniciativas de deportação de "monstros que querem que país vá para o inferno".

E apesar de o Dia da Memória ser dedicado aos soldados norte-americanos mortos em serviço, e por isso solene e sombrio, Trump publicou uma outra mensagem nas redes sociais a desejar a todos um "FELIZ DIA DA MEMÓRIA!", e outra a informar da hora a que faria a sua intervenção no Cemitério Nacional de Arlington, desejando que todos "desfrutassem".  

Em Arlington, junto à capital Washington, D.C., Trump gabou os "grandes, grandes guerreiros" ali sepultados, perto de 400 mil, e também a si próprio, por estar a "consertar [o país] depois de longos e difíceis quatro anos".

"Saudamos [os soldados mortos] na sua glória eterna e perpétua. E continuamos a nossa busca incansável do destino da América à medida que tornamos a nossa nação mais forte, mais orgulhosa, mais livre e maior do que nunca", afirmou Trump.

Após evocar vários exemplos individuais de militares de mérito mortos ao serviço do país, Trump voltou a um tom jocoso para referir "de certa forma", estar "contente por ter perdido o segundo mandato" para Joe Biden, e assim poder ser Presidente durante a "grande, grande celebração" no próximo ano, do 250º aniversário dos Estados Unidos.

"Além disso, temos o Campeonato do Mundo e os Jogos Olímpicos. Conseguem imaginar? Perdi esses quatro anos. E agora vejam o que eu tenho, tenho tudo. É incrível a forma como as coisas funcionam",afirmou.

Antes de discursar, Trump colocou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, uma tradição sombria para os Presidentes dos EUA.  

O vice-presidente JD Vance, que discursou antes de Trump, disse que a lição de todas as lápides é ser necessária "cautela ao enviar o povo para a guerra".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela