Secções
Entrar

Trump impõe novas sanções à Rússia pelo envenenamento de Skripal

02 de agosto de 2019 às 15:39

Antigo espião russo foi encontrado inanimado com a sua filha Yulia num banco público a 4 de março de 2018 em Inglaterra.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai impor novas sanções à Rússia relacionadas com o envenenamento em 2018 de um antigo espião russo e da sua filha, referiu a agência noticiosa AP.

Um deputado russo disse esta sexta-feira que a ordem executiva de Trump, emitida na quinta-feira, tornará ainda menos provável a normalização das relações entre os EUA e a Rússia, que atravessam um período de particular tensão.

O decreto da administração da Casa Branca proíbe as instituições financeiras globais de fornecerem empréstimos ou outro género de assistência à Rússia, e impede os bancos norte-americanos de concederam determinados empréstimos ao Governo russo.

Serguei Skripal, ex-coronel dos serviços de informações russos condenado por espionagem ao serviço do Reino Unido e de seguida envolvido numa troca com outros agentes duplos, foi encontrado inanimado com a sua filha Yulia num banco público a 4 de março de 2018 em Salisbury, sul de Inglaterra. As autoridades britânicas acusaram os serviços de informações russos (GRU) de tentarem envenená-lo com o poderoso agente tóxico Novichok.

Moscovo tem desmentido qualquer responsabilidade neste caso, que provocou uma grave crise diplomática entre os dois países.

Skripal e a filha recuperaram após um internamento hospitalar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela