Secções
Entrar

Trump: China vai começar a "respeitar as regras do jogo"

09 de dezembro de 2016 às 08:40

Segundo o Presidente eleito dos Estados Unidos da América, a China tem "uma dívida massiva em propriedade intelectual" e "impõe impostos injustos" às empresas norte-americanas

O Presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse na quinta-feira que quando tomar posse, a 20 de Janeiro, a China começará a "respeitar as regras do jogo". "A China é responsável por quase metade do nosso défice comercial e a China não é uma economia de mercado, eles não respeitam as regras do jogo e chegou a hora de o começarem a fazer. Têm de o fazer", disse Trump em Des Moines, Iowa, num comício.

Segundo Trump, a China tem "uma dívida massiva em propriedade intelectual", "impõe impostos injustos" às empresas norte-americanas, "não ajuda com a Coreia do Norte como deveria" e também não respeita as regras do jogo quando desvaloriza a sua moeda e faz'dumping'(venda de produtos abaixo do preço de custo) ou concorrência desleal.

"Fora isto, [os chineses] têm sido maravilhosos", ironizou.

Trump surgiu neste comício, com que celebrou a sua eleição há um mês, ao lado do governador do estado do Iowa, Terry Branstad, que na quarta-feira escolheu para ser o próximo embaixador dos Estados Unidos na China. Branstad considera o Presidente da China, Xi Jinping, um "velho amigo".

"Muita gente queria esse cargo [de embaixador em Pequim]. Já sabem, não é um cargo mau, vive-se como um rei. Mas ele [Branstad] não quer viver como um rei, quer trabalhar nessa relação [dos EUA com a China]", disse Trump.

As relações entre Trump e Pequim começaram mal, depois de o Presidente eleito dos EUA ter falado por telefone com a Presidente de Taiwán, Tsai Ing-wen, naquele que foi o primeiro contacto de alto nível entre Washigton e Taipe desde 1979.

A China pediu explicações à Casa Branca e a Administração do ainda Presidente Barack Obama acabou por lembrar que o único Governo chinês que Washington reconhece é o de Pequim.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela