Secções
Entrar

Trump cancelou proteção policial para Kamala Harris

Luana Augusto 29 de agosto de 2025 às 14:20

Ex-vice-presidente deixará de ter seguranças e de receber alertas de ameaças.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá cancelado na quinta-feira a proteção de segurança para a ex-vice-presidente, Kamala Harris. A notícia é avançada pela CNN internacional que cita uma carta intitulada de "Memorando para o Secretário de Segurança Interna" e onde consta esta informação.
Kamala Harris EPA / MICHAEL REYNOLDS
"Estão autorizados a descontinuarem quaisquer procedimentos relacionados com a segurança previamente autorizados pelo Memorando Executivo, além dos exigidos pela lei, para a seguinte pessoa, a partir de 1 de setembro de 2025: a ex-vice-presidente Kamala D. Harris", lê-se. Nos Estados Unidos, os ex-presidentes recebem proteção por parte do Serviço Secreto para o resto da vida. Kamala Harris usufruiu deste direito durante os seis meses seguintes a ter abandonado as suas funções, mas este período terminou a 21 de julho. O pedido de proteção terá, no entanto, sido prorrogado por mais um ano, mas acabou cancelado por Donald Trump. "A vice-presidente agradece ao Serviço Secreto dos Estados Unidos pelo seu profissionalismo, dedicação e compromisso inabalável com a segurança", disse à CNN a assessora de Kamala Harris, Kirsten Allen. Os presidentes e candidatos presidenciais enfrentam frequentemente ameaças à segurança. Aliás, no ano passado Donald Trump foi alvo de duas tentativas de assassinato durante a sua campanha presidencial. Já Kamala Harris terá, de acordo com pessoas familiarizadas com as operações de segurança, enfrentado também preocupações de segurança dado que foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente dos EUA. Em janeiro, quando Donald Trump tomou posse enquanto presidente, as ameaças de segurança contra Harris ainda se encontravam em níveis preocupantes, reporta a CNN. Além do desaparecimento dos agentes designados a protegê-la, esta notícia traz consigo outras consequências. O cancelamento desta escolta significa que também deixarão de ser analisados os e-mails ou mensagens nas redes sociais e que Kamala Harris não terá mais acesso a alertas de ameaças.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela