Secções
Entrar

Trump anuncia que EUA e Japão estão "muito próximos" de "importante" acordo comercial

25 de agosto de 2019 às 10:32

Washington e Tóquio "trabalham" neste acordo desde há cinco meses, precisou o presidente norte-americano.

O presidenteDonald Trumpafirmou, este domingo, em Biarritz, na França, à margem da cimeira do grupo dos sete países mais industrializados (G7), que os Estados Unidos estão "muito próximos" de concluírem um acordo comercial "importante" com o Japão.

Washington e Tóquio "trabalham" neste acordo desde há cinco meses, precisou o presidente norte-americano antes do seu primeiro encontro com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, no segundo dia da cimeira do G7.

Os dirigentes dos EUA e do Japão também devem encontrar-se, à margem da reunião doG7.

Declarações na imprensa japonesa confirmam hoje que o Japão e os EUA chegaram a um largo consenso nas suas negociações comerciais e que os dois países esperam chegar a um acordo final até o fim de setembro.

"Fizemos grandes progressos", disse, no sábado, o negociador de comércio japonês, Toshimitsu Motegi, citado pela imprensa japonesa.

Toshimitsu Motegi falava em Washington, onde manteve, durante três dias, negociações bilaterais com o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer.

"Esse progresso será confirmado no encontro Japão-Estados Unidos", realizado à margem do G7, em Biarritz, acrescentou Motegi.

Donald Trump e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, mantêm boas relações, mas o Presidente dos EUA tem repetidamente criticado "o enorme desequilíbrio comercial bilateral" em benefício do Japão e pediu relações "mais justas".

Toshimitsu Motegi e Robert Lighthizer concordaram com um corte nas tarifas de Tóquio sobre a carne bovina e suína dos EUA, segundo a televisão estatal japonesa NHK e vários diários nacionais.

Por sua parte, os Estados Unidos vão cancelar as suas tarifas relativamente a um grande número de produtos industriais do Japão, mas os impostos aduaneiros sobre os carros japoneses serão, para já, mantidos e serão objeto de novas discussões, segundo a NHK.

Caso se confirme a manutenção das tarifas para o setor automóvel, esta seria uma deceção relativa para Tóquio, que quer evitar a imposição de impostos, por Washington, aos carros japoneses importados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela