Secções
Entrar

Tribunal russo condena mulher russo-americana por doação de 46€ para ajudar a Ucrânia

Débora Calheiros Lourenço 15 de agosto de 2024 às 17:02

Ksenia Khavana foi detida em Ekaterinburg em fevereiro e na semana passada acabou por se declarar culpada no decorrer do julgamento.

As autoridades russas condenaram esta quinta-feira Ksenia Khavana, com nacionalidade russa e americana, a doze anos de prisão por traição depois de esta ter alegadamente arrecadado dinheiro para o exército ucraniano.

O grupo de ativistas pelos direitos humanos First Department são baseadas numa doação de 51 dólares, o equivalente e a 46 euros, a uma instituição de caridade dos Estados Unidos que fornece apoio à Ucrânia.

Ksenia foi detida em Ekaterinburg em fevereiro e na semana passada acabou por se declarar culpada no decorrer do julgamento.

Russa de nascimento Ksenia Khavana obteve cidadania americana após se casar com um americano e se ter mudado para Los Angeles, na altura em que foi detida tinha regressado à Rússia para visitar a família.

Segundo o serviço de segurança federal da Rússia Ksenia "recolheu dinheiro proactivamente no interesse de uma das organizações ucranianas, que posteriormente foi usado para comprar equipamentos táticos, armas e munições para as forças armadas ucranianas".

Desde o início da invasão militar à Ucrânia, em fevereiro de 2022, que as autoridades russas se têm esforçado para reprimir os dissidentes e foram aprovadas leis que criminalizam críticas às ações na Ucrânia ou comentários críticos das atividades militares.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela