Secções
Entrar

Suécia diz que avião militar russo violou espaço aéreo

Luana Augusto 15 de junho de 2024 às 15:42

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia classificou a violação do espaço aéreo como "inaceitável" e garantiu que os funcionários da Embaixada da Rússia em Estocolmo seriam convocados ao seu ministério, devido ao incidente.

Caças suecos intercetaram na sexta-feira, 14 de junho, uma aeronave militar russa, depois de esta ter violado brevemente o espaço aéreo da Suécia, a leste da ilha de Gotland, no Mar Báltico. A informação que foi avançada este sábado pelas forças armadas, surge assim três meses depois de o país nórdico se ter tornado membro de pleno direito da NATO.

REUTERS/Shamil Zhumatov

"Na tarde de sexta-feira, um caça russo Su-24 violou o espaço aéreo sueco a leste do extremo-sul de Gotland. O comando de combate aéreo sueco alertou a aeronave russa com um contacto verbal", confirmaram as Forças Armadas Suecas.

Dois jatos suecos terão sido enviados, depois que o avião russo não respondeu a um alerta de rádio dos controladores de tráfego aéreo militares.

"Quando não foi atendido e a aeronave não se desviou da rota, ela foi expulsa do espaço aéreo sueco por dois JAS-39 Gripens", acrescentaram as forças armadas em comunicado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Tobias Billstrom, classificou a violação do espaço aéreo como "inaceitável" e garantiu que os funcionários da Embaixada da Rússia em Estocolmo seriam convocados ao seu ministério, devido ao incidente.

"Estamos em contato próximo com aliados e parceiros sobre os acontecimentos na nossa área", afirmou à agência de notícias Reuters.

O chefe da Força Aérea sueca, Jonas Wikman, considerou que o episódio mostrou falta de respeito pela integridade territorial da Suécia. "As ações russas não são aceitáveis e demonstram uma falta de respeito pela nossa integridade territorial", disse. "Acompanhámos toda a cadeia de eventos e estávamos prontos para intervir."

A Finlândia, vizinha da Suécia, já havia afirmado na sexta-feira que suspeitava que quatro aviões militares russos haviam violado o seu espaço aéreo a 10 de junho. A última vez em que aeronaves russas invadiram o espaço aéreo sueco ocorreu em 2022, tendo estado envolvidos dois SU-27 e dois SU-24, segundo os militares da Suécia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela