Secções
Entrar

Sobe para 24 o número de mortos causados pelos incêndios em Los Angeles

Luana Augusto 13 de janeiro de 2025 às 08:59

Fogos na Califórnia parecem não dar tréguas. Meteorologistas alertam que os ventos fortes deverão aumentar, ao longo desta semana, e que esse cenário deverá fazer aumentar o número de mortes e desaparecidos.

Os incêndios em Los Angeles, Califórnia, já mataram pelo menos 24 pessoas estando ainda 16 desaparecidas, informou um médico legista do condado de Los Angeles.

Segundo a BBC, a maioria das vítimas foram encontradas na zona de Eaton, enquanto oito foram descobertas em Palisades. As autoridades acreditam que estes números continuarão a aumentar.

Enquanto as equipas de bombeiros se esforçavam no domingo (12) para conter a propagação dos incêndios florestais, que já destruíram milhares de casas, incluindo a de famosos como Paris Hilton, os meteorologistas da Califórnia alertam que os ventos fortes deverão aumentar, novamente, ao longo desta semana.

REUTERS/Ringo Chiu

De acordo com a agência noticiosa Associated Press (AP), o Serviço Nacional de Meteorologia estima que os ventos atinjam velocidades de 80 km/h, sendo que nas montanhas poderão mesmo atingir velocidades de 113 km/h. O dia mais perigoso deverá ser terça-feira (14), acrescentou o meteorologista Rich Thompson, citado pela AP.

"Haverá ventos muito fortes e rajadas em Santa Ana, uma atmosfera muito seca e arbustos ainda muito secos. Por isso, ainda temos algumas condições climáticas muito críticas", disse Thompson durante uma reunião, na noite de sábado.

Antes de ter sido anunciado o aumento da velocidade do vento, já haviam sido feitos alguns progressos para impedir a propagação dos fogos mortais em Palisades e Eaton. No terreno, os bombeiros locais estão a ser auxiliados por equipas de oito países, como Canadá e México.

Segundo o chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Anthony C. Marrone, já chegaram mais 70 camiões de água adicionais para ajudar as equipas a afastar as chamas que se estão a espalhar devido às rajadas de vento. Também estão a ser utilizadas aeronaves, acrescentaram as autoridades citadas pela AP. "Estamos preparados para o próximo evento de vento", disse Marrone.

REUTERS/Daniel Dreifuss TPX IMAGES OF THE DAY

Neste momento continuam ativos três incêndios, em Los Angeles. O maior é o de Palisades, que já queimou mais de 23 mil hectares. Segundo a BBC, apenas 13% deste está contido.

O canal acrescenta ainda que o de Eaton é o segundo maior foco. Já fez arder mais de 14 mil hectares e apenas 27% está contido. Já o de Hurst queimou 799 hectares e foi quase totalmente extinto.

Os incêndios florestais na Califórnia estão a caminho de estarem entre os que mais prejuízos causaram na história dos EUA, aponta a BBC. No domingo, a empresa de previsão Accuweather aumentou a sua estimativa preliminar de perdas financeiras para entre 250 mil milhões de dólares e 257 mil milhões de dólares (244 mil milhões de euros e 251 mil milhões de euros).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela