Secções
Entrar

Schäuble sai em defesa de Dijsselbloem

08 de abril de 2017 às 16:51

"Já houve explicações suficientes", defendeu o ministro das finanças alemão sobre as polémicas declarações do presidente do Eurogrupo

"Copos e mulheres" podem não ser o mais conservador dos investimentos, mas ainda menos serão argumentos para uma discussão sobre a finança da Europa. E se Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, se tem esforçado para justificar a expressão usada para discutir a gestão financeira dos países do Sul da Europa, agora recebeu o apoio de um peso pesado europeu  - ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

"Como todos os leitores alemães do jornal, não fiquei ofendido pela entrevista. Mas sabemos que em outros países europeus, especialmente em Espanha, esta entrevista foi lida de forma diferente", afirmou Schäuble na conferência de imprensa, organizada depois da reunião do Ecofin, esta sexta-feira em Malta, onde defendeu que "já houve explicações suficientes" e "já chega" de discutir a polémica que levou muitos a pedir a demissão do holandês.

A origem da polémica.

Jeroen Dijsselbloem foi alvo de críticas depois da entrevista ao jornal Frankfurter Zeitung, na qual afirmou, referindo-se aos países do Sul da Europa, que "não se pode gastar todo o dinheiro em copos e mulheres e depois pedir ajuda", o que motivou o pedido de demissão pelo Governo português.

À entrada do Eurogrupo de sexta-feira, Jeroen Dijsselbloem afirmou que não se demite e mostrou-se disponível para cumprir o mandato até ao fim, ou seja, até janeiro.

Na sexta-feira, em Malta, o secretário de Estado das Finanças português exigiu um pedido de desculpas público ao presidente do Eurogrupo e manteve o pedido de demissão de Dijsselbloem feito pelo governo de Lisboa

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela