Secções
Entrar

Sánchez anuncia mais €3.800 milhões em ajudas e plano especial para retirar lodo

Lusa 11 de novembro de 2024 às 13:14

Ajudas reforçam um primeiro pacote de 10.600 milhões de euros aprovado pelo Governo de Espanha na semana passada.

O primeiro-ministro espanhol anunciou esta segunda-feira mais 3.800 milhões de euros para as zonas afetadas pelas cheias de 29 de outubro e um plano específico para retirar o lodo das ruas e da rede de saneamento público.

As ajudas anunciadas esta segunda-feira por Pedro Sánchez reforçam um primeiro pacote de 10.600 milhões de euros aprovado pelo Governo de Espanha na semana passada para responder a necessidades imediatas causadas pelas cheias nas zonas afetadas, assim como para apoiar populações que perderam património ou empregos e financiar a reconstrução de casas, infraestruturas e empresas, entre outros aspetos.

Os apoios anunciados esta segunda-feira passam a abranger também o setor agropecuário, apesar de as inundações, em que morreram mais de 220 pessoas, terem atingido em especial zonas urbanas da província de Valência, no leste de Espanha.

Segundo a Associação Valenciana de Agricultores, o temporal e as cheias de 29 de outubro tiveram "dimensões catastróficas" e causaram perdas superiores a mil milhões de euros no setor na região, por terem afetado plantações, infraestruturas, máquinas, explorações de gado e viveiros.

Sánchez, que falava em Madrid após uma reunião do Conselho de Ministros, revelou que as ajudas passam também a abranger o setor cultural, atendendo à destruição causada pelas inundações em bibliotecas, livrarias ou centros de atividades culturais.

Para além destas ajudas, o primeiro-ministro anunciou 500 milhões de euros para um "plano de ação específico contra o lodo", uma vez que há ruas que continuam com lamas e terra e é necessário desobstruir, limpar e reparar também "quanto antes" as redes de saneamento básico e de fornecimento e tratamento de água, retirando "milhares de toneladas de barro e escombros", numa "tarefa descomunal".

O governo regional da Comunidade Valenciana pediu hoje de manhã meios ao resto do país para desobstruir de lodo e água a rede de saneamento e evitar "problemas graves de saúde pública".

O presidente do governo valenciano, Carlos Mazón (Partido Popular, direita), disse que a região precisa de "camiões de desobstrução da rede de saneamento para evitar problemas graves de saúde pública" e que pediu ajuda à maior confederação patronal de Espanha (CEOE) e às outras comunidades autónomas.

Mazón, como tem feito nos últimos dias, voltou a queixar-se do Governo central de Espanha, liderado pelos socialistas, garantindo que está a pedir estes camiões a Madrid há três dias e "não chegam".

O temporal e as inundações de 29 de outubro fizeram pelo menos 222 mortos no sudeste de Espanha, 214 dos quais na Comunidade Valenciana.

"O objetivo do Governo de Espanha é que os municípios atingidos por esta terrível tragédia se recuperem quanto antes e que tenham infraestruturas mais resilientes às alterações climáticas", afirmou hoje Pedro Sánchez.

O primeiro-ministro reiterou o compromisso de apoiar com todos os recursos necessários e pelo tempo que for preciso a assistência às populações, assim como a reconstrução das zonas afetadas e o relançamento da economia da Comunidade Valenciana.

"Estimamos que as medidas aprovadas hoje e na semana passada ajudem 400 mil trabalhadores a manter os rendimentos, 30 mil empresários a reativar a atividades e 100 mil lares a repor as necessidades básicas", disse Sánchez, que reconheceu que há ainda "muitas ruas por limpar, garagens por drenar, muitas infraestruturas por reparar, muitas casas e empresas que têm de restabelecer a normalidade".

REUTERS/Violeta Santos Moura
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela