Secções
Entrar

Rússia prolonga embargo alimentar contra ocidente até 2020

24 de junho de 2019 às 16:08

Medida foi introduzida em 2014 em represália às sanções de norte-americanos europeus contra Moscovo relacionadas com a crise ucraniana.

O presidente russo, Vladimir Putin, prolongou, esta segunda-feira, até ao final de 2020 o embargo sobre produtos alimentares ocidentais, introduzido em 2014 em represália às sanções de norte-americanos europeus contra Moscovo relacionadas com a crise ucraniana.

O decreto, assinado por Putin, prolonga até 31 de dezembro de 2020 a proibição de importar para a Rússia produtos sobretudo provenientes da União Europeia (UE).

Estas medidas, decididas em agosto de 2014, aplicam-se à maioria dos produtos alimentares provenientes dos países que sancionaram a Rússia pela anexação da península da Crimeia em março desse ano, e o seu apoio aos separatistas do leste da Ucrânia. Dirigem-se ainda a altos funcionários, bancos, empresas e petrolíferas russas, entre outros.

Este embargo foi prorrogado por quatro vezes, em resposta ao prolongamento das sanções económicas europeias.

Na quinta-feira, os 28 dirigentes da UE chegaram a acordo no prolongamento por um ano das sanções económicas contra a Rússia.

A UE não reconhece a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, que qualifica de "violação do direito internacional".

As sanções ocidentais decretadas contra Moscovo, às quais se associou a queda dos preços dos hidrocarbonetos, implicou a mais prolongada recessão da Rússia desde a chegada ao poder de Vladimir Putin em 2000, e da qual o país recupera progressivamente.

No entanto, as autoridades russas afirmam que o embargo favorece o desenvolvimento do setor agrícola nacional, que tem sido apoiado com importantes subsídios estatais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela