Secções
Entrar

Rússia ataca a Ucrânia antes da visita de enviado dos EUA

Lusa 14 de julho de 2025 às 10:32

A Rússia lançou quatro mísseis e 136 drones contra a Ucrânia horas antes da visita do representante norte-americano para a Ucrânia a Kiev.

A Rússia lançou quatro mísseis e 136 ‘drones’ contra a Ucrânia horas antes da visita do representante norte-americano para a Ucrânia, Keith Kellogg, a Kiev para discutir o envio de armas pelos Estados Unidos, divulgou hoje a imprensa internacional.

Entre os 136 ‘drones’ havia várias réplicas destes aparelhos, que os russos utilizam apenas para confundir as defesas ucranianas, sublinhou a Força Aérea ucraniana num comunicado, citado pela agência de notícias EFE.

Keith Kellogg, enviado especial do presidente Donald Trump para a Ucrânia e a Rússia, já chegou a Kiev, de acordo com um alto funcionário ucraniano.

Do total de aparelhos aéreos não tripulados lançados esta noite pelos russos contra a Ucrânia, cerca de 90 eram ‘drones’ Shaded, referiu o comunicado.

As defesas aéreas ucranianas neutralizaram 61 ‘drones’ Shahed. Outros 28 ‘drones’ de ataque atingiram 10 locais diferentes não especificados pela Força Aérea ucraniana, que registou também a queda de fragmentos de ‘drones’ intercetados noutros quatro locais.

Os quatro mísseis lançados pela Rússia não foram intercetados pelas forças ucranianas.

No domingo, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que os EUA iriam enviar sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia.

Os Patriots são considerados um dos principais sistemas de defesa antibalísticos do exército norte-americano, uma vez que são utilizados para intercetar ataques lançados por adversários por terra e ar.

Evgeniy Maloletka/ AP
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela