Secções
Entrar

Resgatados 2.772 trabalhadores em condições de escravatura no Brasil em 2025

Lusa 29 de janeiro de 2026 às 07:11

Os setores onde foram encontradas mais pessoas nessa situação foram: obras de alvenaria, a administração pública, a construção de edifícios, o cultivo de café e a extração e britagem de pedra.

As autoridades brasileiras resgataram 2.772 trabalhadores em condições análogas à escravatura no país em 2025, um aumento de 27% face a 2024, indicou na quarta-feira o Governo.
Preços do café sobem devido a furacões, tufões, escassas chuvas no Brasil e falta de mão de obra Jens B'ttner/picture-alliance/dpa/AP Images
Os dados do ano passado indicam uma mudança de tendência significativa, uma vez que sete em cada dez trabalhadores escravizados foram resgatados em ambientes urbanos, ultrapassando os casos registados no meio rural, de acordo com o relatório do Ministério do Trabalho e Emprego. Os setores onde foram encontradas mais pessoas nessa situação foram: obras de alvenaria (601), a administração pública (304), a construção de edifícios (186), o cultivo de café (184) e a extração e britagem de pedra (126).
O estado brasileiro onde se realizaram mais resgates foi Mato Grosso (607), no centro do país, uma região em que o setor agropecuário tem um peso fundamental na economia local. Ainda assim, o Governo brasileiro sublinhou que o trabalho escravo contemporâneo não se restringe a atividades económicas específicas, uma vez que foram registados casos em áreas tão diversas como a colheita de café, a desflorestação, a mineração ilegal, a indústria têxtil e o trabalho doméstico. Neste último caso, por exemplo, foram realizadas 122 ações de fiscalização específicas em todo o país, que culminaram no resgate de 34 trabalhadores.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima