Secções
Entrar

Radicais de extrema-esquerda infiltram-se em marcha pelo clima em Paris

21 de setembro de 2019 às 16:46

Pelo menos 123 pessoas foram detidas depois de incendiarem caixotes do lixo e saquearem lojas. Radicais envolveram-se em confrontos com a polícia, que disparou gás lacrimogéneo.

Cerca de mil manifestantes radicais de extrema-esquerda infiltraram-se hoje numa manifestação em defesa do ambiente em Paris, tendo incendiado caixotes e saqueado lojas.

Em Paris decorrem hoje outras manifestações, uma de "coletes amarelos" que se opõem à política social e fiscal do Governo francês e um outro desfile de protesto contra um projeto sobre aposentações.

Até ao início da tarde, tinham sido detidas 123 pessoas, segundo dados da polícia.

No centro da tensão, no Boulevard Saint-Michel, no bairro estudantil, os manifestantes radicais, alguns de cara tapada, atacaram uma agência bancária e envolveram-se em confrontos com a polícia, que disparou gás lacrimogéneo.

Os milhares de participantes na Marcha pelo Clima respondiam a um apelo de várias Organizações Não-Governamentais, um dia após uma vaga de manifestações em todo o mundo para reclamar medidas urgentes contra a crise climática.

Devido ao receio de violência, foi destacado um vasto dispositivo policial para vários locais da capital francesa, com veículos blindados e cerca de 7.500 agentes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela