Secções
Entrar

Queda de avião na Rússia mata 61 pessoas

19 de março de 2016 às 11:57

No Boeing 737-800 da FlyDubai, estavam 55 passageiros e sete tripulantes que morreram quando o aparelho chocou contra o solo na segunda tentativa de aterragem. Falta de visibilidade devido ao nevoeiro e à chuva deve ter estado na origem do acidente

Um Boeing proveniente do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, despenhou-se durante a madrugada portuguesa no aeroporto de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, causando 61 mortos, informou um representante do Ministério para as Situações de Emergência russo. "Um Boeing 737 despenhou-se ao tentar aterrar. Tinha 61 pessoas a bordo. Morreram todos", disse um porta-voz do ministério, citado pela agência oficial TASS. A mesma fonte precisou que no avião seguiam 55 passageiros e seis tripulantes.

No Boeing 737-800 viajavam 55 passageiros (18 homens, 33 mulheres e quatro crianças) e sete tripulantes, que morreram quando o aparelho chocou contra o solo, cerca das 00h50 em Lisboa, a uns 250 metros da pista de aterragem, revelaram as autoridades aeroportuárias. O avião pertence à companhia aérea FlyDubai, segundo a agência EFE.

Dois membros da tripulação do avião tinham nacionalidade espanhola, informaram à EFE fontes consulares. As mesmas fontes indicaram que "o cônsul honorário [de Espanha] nessa cidade russa já está no aeroporto" para se encarregar da ocorrência. "Agora falta a identificação e repatriação dos cadáveres quando as autoridades russas os ponham à disposição", assinalaram as fontes consulares.

Anteriormente, o cônsul geral da Rússia no Dubai tinha informado os meios russos de que, entre os membros da tripulação, havia cidadãos estrangeiros, de Espanha e de Chipre, e que o capitão da aeronave tinha nacionalidade grega.

O aparelho, que realizou o seu primeiro voo comercial em Dezembro de 2010, teve o acidente na sua segunda tentativa de aterragem, devido previsivelmente à falta de visibilidade provocada por uma densa névoa e a chuva e o vento fortes.

Quase todos os passageiros do voo FZ 981 eram cidadãos russos – com excepção de três ucranianos, um indiano e um uzbeque -, que regressavam de férias no Dubai.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela