Secções
Entrar

Putin declara apoio a candidatura de Kamala Harris

Lusa 05 de setembro de 2024 às 10:57

O Presidente americano, Joe Biden, "recomendou aos seus eleitores que apoiem a senhora Harris", portanto a Rússia "também a apoia", afirmou Putin num fórum económico em Vladivostok.

O Presidente russo, Vladimir Putin, apoiou esta quinta-feira a candidatura da norte-americana Kamala Harris à Casa Branca, um dia depois de Washington ter acusado Moscovo de interferência nas presidenciais dos Estados Unidos da América.

Kirill Kazachkov/Roscongress Foundation via REUTERS

O Presidente americano, Joe Biden, "recomendou aos seus eleitores que apoiem a senhora Harris", portanto a Rússia "também a apoia", afirmou Putin num fórum económico em Vladivostok.

"Além disso, [Kamala Harris] tem um riso tão expressivo e contagioso", ironizou.

O chefe de Estado russo indicou que o adversário republicano nas presidenciais norte-americanas, Donald Trump, que foi presidente entre 2017 e 2021, impôs "mais sanções à Rússia do que qualquer outro presidente".

Kamala Harris "talvez não faça esse tipo de coisas", referiu.

A Rússia foi acusada pelos Estados Unidos de tentar influenciar as eleições de 2016 em favor de Trump, especialmente através das redes sociais.

Na quarta-feira, as autoridades americanas impuseram mais sanções contra os responsáveis da cadeia de informação russa RT, argumentando que houve tentativas de ingerência da Rússia nas presidenciais que se realizam em novembro próximo.

A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, afirmou hoje que as medidas contra a RT fazem parte de uma "campanha de informação preparada há muito tempo".

Em entrevista à agência de notícias estatal Ria Novosti, garantiu que Moscovo responderá às novas sanções de uma forma que "fará tremer o mundo".

Os Estados Unidos não especificaram se a alegada ingerência foi a favor da candidatura republicana ou democrata.

O procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, afirmou que na análise dos serviços de informações, "as preferências da Rússia não mudaram em relação à última eleição", sugerindo que a Rússia terá procurado favorecer Donald Trump.

Antes de Biden sair da corrida em favor da sua vice-presidente, Putin afirmou que preferia um segundo mandato do atual Presidente.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto