Secções
Entrar

Procuradoria belga "vai estudar" ordem contra Puigdemont

04 de novembro de 2017 às 15:29

A Procuradoria belga diz que estudará o pedido europeu de detenção do ex-presidente do governo catalão e dos seus quatro conselheiros

A Procuradoria belga indicou hoje à agência Efe que, após receber o pedido europeu de detenção do ex-presidente do governo catalão e dos seus quatro conselheiros, o estudará e será mais tarde enviado a um juiz.

1 de 6
Foto: Ivan Alvarado/Reuters
Foto: Reuters
Foto: David Ramos/Getty Images
Foto: Albert Gea/ Reuters

"Primeiro vamos estudá-la" e será "mais tarde que se consultará o juiz de instrução" sobre as citadas Ordens Europeias de Detenção e Entrega (OED), disse à agência espanhola o porta-voz da Procuradoria-geral da República belga, Eric Van Sjipt, sem fornecer detalhes sobre os prazos deste trâmite.

Se a euro ordem fosse aceite por Carles Puigdemont, proceder-se-ia à sua entrega às autoridades espanholas no prazo máximo de 10 dias, mas o advogado na Bélgica do político catalão, Paul Bekaert, anunciou que recorrerá, pelo que a entrega poderá demorar até 60 dias, ou 90, em circunstâncias excepcionais,

A possibilidade de o ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, obter asilo na Bélgica e mesmo na União Europeia é "bastante reduzida", segundo um especialista da Universidade de Leiden.

Estar processado em Espanha "não é suficiente para provar que os seus direitos humanos estão a ser violados", afirmou o catedrático Stefan Kok.

"A Bégica deveria simplesmente deportá-lo se Espanha solicitar. Puigdemont provavelmente será apenas processado e isso não é suficiente para provar que os seus direitos humanos estão a ser violados", explicou o perito em Direito Europeu à televisão holandesa NOS.

Nos tribunais belgas, o político catalão deveria demonstrar com documentos credíveis que os seus direitos humanos estão em risco, caso seja deportado para Espanha, acrescentou.

As autoridades espanholas pediram a detenção de Puigdemont na sequência do referendo sobre a independência da Catalunha, que os governo e os tribunais consideraram ser ilegal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela