Secções
Entrar

Procuradora quer obrigar parceiros de negócios de Trump a testemunharem

25 de agosto de 2020 às 08:01

Procuradora-Geral de Nova Iorque disse que o presidente dos EUA e a família estiveram "durante vários meses" a fazer "reivindicações infundadas", na tentativa de esconder provas.

A Procuradora-Geral de Nova Iorque instou na segunda-feira a Justiça a obrigar parceiros de negócios do Presidente dos EUA a testemunharem e entregarem documentos, numa investigação sobre alegadas fraudes fiscais cometidas pela empresa de Donald Trump.

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), a democrata Letitia James disse que a investigação que iniciou no ano passado sobre potenciais fraudes nos negócios do atual chefe de Estado norte-americano, o republicano Donald Trump, está a ser atrasada pela falta de colaboração do Presidente dos EUA e de familiares.

Por isso, Letitia James entregou uma petição que insta à intervenção da Justiça, depois de os advogados do filho do Presidente Eric Trump terem cancelado abruptamente a reunião que estava planeada no último mês.

A Procuradora-Geral de Nova Iorque disse, em comunicado, que Trump e a família estiveram "durante vários meses" a fazer "reivindicações infundadas", na tentativa de esconder provas.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o Partido Republicano nomeou formalmente Donald Trump como recandidato às eleições presidenciais de 03 de novembro, um dos primeiros atos oficiais da convenção, que começou em Charlotte (Carolina do Norte).

A nomeação foi feita pelos 336 delegados à convenção republicana, um número que contrasta com os cerca de 2.500 tradicionais, devido à pandemia do novo coronavírus.

Antes, os delegados à convenção já tinham também voltado a nomear Mike Pence como recandidato dos republicanos à vice-presidência dos Estados Unidos.

Aguarda-se que Pence viaje ainda hoje para a Carolina do Norte juntamente com Trump, onde é possível que ambos discursem na convenção.

O discurso de aceitação de Trump está previsto para o último dia da convenção, numa transmissão direta a partir da Casa Branca, cenário que tem gerado algumas críticas, uma vez que os presidentes não devem usar a residência oficial ou edifícios públicos para atos de campanha.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela